quinta-feira, 26 de junho de 2014

Pela EBI de Castelo de Neiva...

O Projeto da Estufa Biológica integrou, no início do ano letivo, três alunos abrangidos pelo Decreto-lei nº 3/2008 (Regime de Educação Especial-Currículo Específico Individual). A carga horária semanal do projeto foi de três blocos de noventa minutos distribuídos pelas terças (14:20h às 15:50h), quartas (09:45h às 11:35h) e quintas-feiras (10:50h às 12:20h). O grupo de trabalho desenvolveu três atividades de forma rotativa e paralela: horticultura, compostagem e expressão plástica associada às duas anteriores.

Relativamente à horticultura os alunos efetuaram ações de limpeza dos espaços interior e exterior da estufa e procederam ao tratamento e enriquecimento do solo com adubos orgânicos e composto produzido na escola. Para além de terem realizado sementeiras de rúcula, agrião, feijão e favas, os alunos plantaram pés de alface, couve-coração, brócolos, tomate, morangos, espinafre, orégãos, hortelã, coentros e salsa. Estes e outros produtos, como a abóbora e o pimento, foram vendidos à comunidade escolar, nas “Feirinhas da Estufa” realizadas ao longo do ano letivo. Com vista à otimização do espaço da estufa foi também construído um jardim vertical com recipientes reutilizados para plantação de ervas aromáticas. Os alunos adquiriram competências e conhecimentos para criarem e manterem a sua horta biológica de forma relativamente autónoma, sensibilizaram para a importância de hábitos alimentares saudáveis e contribuíram consequentemente para difusão de conceitos associados a um melhor ambiente. Utilizaram também os recursos da biblioteca da escola para realizarem pesquisa de informação sobre as propriedades nutritivas dos produtos cultivados.


 
 


As atividades ligadas à compostagem contaram com a parceria do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo através do Projeto “Da terra para a terra”. No que respeita à valorização de resíduos orgânicos ao nível da escola foram encaminhados da cantina para os compostores da estufa, 280 kg de resíduos alimentares, para futura regulação e enriquecimento do solo cultivado. 

No âmbito da parceria com o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), os alunos conquistaram o primeiro lugar num concurso alusivo ao “Dia da Floresta Autóctone” (23 de novembro). Esta participação passou pela construção de uma pequena árvore com materiais recuperados e teve como prémio uma visita de estudo decorrida no dia vinte e dois de novembro à praia do Cabedelo. Nesse dia, os alunos colaboraram na plantação de árvores autóctones que a longo prazo contribuirão para a sustentação das dunas da referida praia.
  

 

Sem comentários:

Enviar um comentário