![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-QW8-AwU0nT59CR7tP4FtjivhMHHjs4tc7uhGicUKjiKpr6QH0FQGo5gjK_E5z-gMrWDo0n0YOnx6XjPjMyryYY-eXpgjt_xQH3D56eZxyTwQ_D4ZHzeZGCIbbhIc0G5G_8ajYUgW338/s320/hortas1.JPG)
No decorrer do projecto "Compostagem nas Escolas", o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo propôs, no início deste ano lectivo, a criação de pequenos espaços de cultivo nas escolas.
Através deste projecto pretende-se dotar a comunidade escolar de conhecimentos teóricos e práticos sobre agricultura biológica, de forma a levar à criação de espaços de horta que levem a população escolar a respeitar e valorizar os espaços exteriores das escolas, incutindo o respeito pelo ambiente e passando a desenvolver uma actividade de valorização de resíduos da compostagem.
Este projecto é dirigido a todos os graus de ensino, desde o pré-escolar até ao secundário. As “Hortas Pedagógicas” já enriquecem 10 escolas no Concelho, estando já a trabalhar nelas cerca de 900 alunos.
Numa primeira fase foi feito o levantamento do espaço disponível para cultivo e planeados os esquemas de plantações, ficando definidos a disposição e dimensões da horta e as espécies hortícolas a cultivar. Durante o decorrer deste segundo período lectivo, foram realizadas sessões de sensibilização abordando os fundamentos da agricultura biológica, assim como as várias técnicas utilizadas na agricultura intensiva e na biológica, sendo focadas as vantagens e desvantagens de cada tipo. Aproveitando a aproximação da chegada da Primavera, os alunos já realizaram as sementeiras, em tabuleiros apropriados para o efeito, e acompanham agora o seu desenvolvimento. Numa terceira fase, realizarão os transplantes para o terreno definitivo e a manutenção da horta.
Espera-se, assim, despertar o sentido dos alunos em relação ao seu meio envolvente, fazendo-as crescer, saudavelmente!